Cristalino Lodge

A Vitória da Floresta

vitória-da-riva-carvalho-premio-claudia-2010Isso começou como um sonho. Sonhava como  poderia conservar a floresta e ao mesmo tempo ter um negócio”, conta Vitória da Riva Carvalho – uma empreendedora que mudou o paradigma de que manter a floresta em pé significa prejuízo.

Essa história começa no coração do Brasil, Estado de Mato Grosso, o qual detém em seu território três importantes biomas do nosso país – Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica. Apesar da intensa atividade pecuária, que é um dos principais fatores de desmatamento daquela região, ainda é possível encontrar santuários da natureza que são protegidos por sonhadores e idealizadores como Dona Vitória.

Ela criou a Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) do Cristalino, no município de Alta Floresta, preservando uma área de 7 mil hectares de Floresta Amazônica, a qual está cercada pelo Parque Estadual Cristalino e por uma área da Força Aérea Brasileira. Como vimos em posts anteriores as propriedades particulares são fundamentais para a formação de corredores verdes e mosaicos que ajudam na conservação da biodiversidade de fauna e flora.

Vista aérea RPPN Cristalino

O Cristalino foi a primeira RPPN criada no estado de Mato Grosso, em 1997. Porém cinco anos antes – no início de 92 – Vitória investiu na construção do  Cristalino Lodge, um empreendimento inovador que trouxe para o  Brasil o primeiro hotel ecológico dentro dos padrões de sustentabilidade e turismo responsável.  Nesse período ninguém falava sobre ecoturismo no país, e estando muito à frente do seu tempo, Vitória foi a pioneira no setor.

A reserva verde somada com o hotel preserva 12 mil hectares de floresta e está dividida por diferentes funcionalidades. O Cristalino Lodge tem 30 quilômetros de trilhas voltadas para o turismo ecológico e ao esporte de aventura. Além disso, observadores de aves do mundo inteiro são atraídos principalmente pelas quase 600 espécies de pássaros já catalogadas no local, muitos deles endêmicos daquela região (só existem por lá). Enquanto isso, dentro da RPPN são desenvolvidos projetos de pesquisa, conservação e monitoramento, os quais são apoiados pela Fundação Cristalino – ONG que luta pela conservação da Floresta Amazônica –  sendo essa outra vertente do trabalho de Vitória.

Entardecer no alto da torre - Foto de Samuel Melim

Vitória explicou que a Fundação também promove atividades dentro da floresta, com crianças de 10 a 12 anos da rede pública de ensino, através do projeto Escola Amazônia. “Há crianças que moram lá e nunca entraram numa trilha, nunca viram a floresta apesar de estarem próximas a ela, por isso fazemos atividades dentro desse ambiente. O conhecimento é fundamental para a conservação,  a gente tem todo um trabalho de preservação, educação ambiental e pesquisa – os três eixos da sustentabilidade”.

Cristalino Lodge

Esse é um exemplo de como uma floresta em pé, junto com a vontade da sociedade civil em colaborar com o meio ambiente, pode render bons frutos e ser economicamente viável. O Cristalino Lodge colocou o Brasil no mapa dos hotéis ecologicamente corretos e trouxe para a população local da cidade de Alta Floresta um desenvolvimento socioeconômico relevante que impacta diretamente na qualidade de vida deles. Se no passado a cidade era conhecida apenas pela degradação ambiental proveniente do garimpo, pecuária e exploração de madeira, hoje ela é um dos pontos mais procurados nos roteiros ecoturísticos mundial.

A exploração de novas possibilidades em nome do amor pela natureza ou por algo que vai de encontro a um mundo melhor é o objetivo de algumas pessoas como Dona Vitória. Com exemplos como esse vemos que vale a pena lutar por algo em que se acredita.

Veja uma galeria de fotos da natureza que envolve o hotel Cristalino Lodge

 

Deixe uma resposta